5 estratégias de motivação para sua equipe de TI

ProMoveGamification5 estratégias de motivação para sua equipe de TI

Colaboradores desmotivados não conseguem se envolver de maneira adequada com os objetivos da empresa e sentem que seu trabalho não está sendo reconhecido. Isso pode provocar queda na produtividade e um alto índice de rotatividade. Tudo isso torna extremamente importante buscar estratégias de motivação para aumentar a eficiência no setor de TI.

A motivação dos colaboradores não interfere apenas em sua produtividade, mas também na qualidade dos trabalhos desenvolvidos por eles. Ou seja, ela influencia diretamente o índice de satisfação dos clientes e na imagem da empresa no mercado.

Neste post, vamos apresentar 5 estratégias de motivação que vão ajudar você a manter sua equipe sempre engajada com o trabalho. Acompanhe a leitura!

1. Desenvolva um plano de ação pessoal

A maior parte dos gestores prefere realizar reuniões periódicas com todos os membros da equipe juntos. Eles raramente focam no desenvolvimento próprio de cada colaborador. Conversar particularmente com os membros da equipe facilita a criação de um plano de ação pessoal, que permite identificar quais atividades são ideais para motivar cada um deles e direcionar melhor as tarefas. Com isso, é possível aumentar a produtividade por meio de metas individuais.

2. Avalie a equipe e dê feedbacks

Oferecer feedbacks é uma ótima forma de orientar melhor o trabalho da equipe, evidenciando os acertos e os erros. Ao identificar falhas, não hesite em conversar cordialmente com os funcionários e indicar os pontos que necessitam de melhorias, oferecendo sugestões para ajudá-los.

Não se esqueça, também, de elogiar sinceramente o bom trabalho de seus colaboradores, pois isso faz com que eles tenham noção da sua importância para que as metas do setor sejam alcançadas.

3. Invista em ferramentas facilitadoras

Diversos obstáculos podem surgir devido à falta de ferramentas adequadas para a realização das tarefas. Nem sempre os membros da equipe têm abertura suficiente para tratar desses assuntos com o gestor de TI.

Portanto, busque identificar quais atividades podem ser facilitadas por meio da automatização de processos, por exemplo. Assim, você evita retrabalho e otimiza o tempo dos funcionários do setor, obtendo maior agilidade nas entregas.

4. Ofereça oportunidades de crescimento

Muitos colaboradores sentem-se desmotivados pela falta de perspectivas de crescimento profissional dentro da empresa. Isso pode fazê-los abandonar o trabalho em busca de melhores oportunidades.

Para evitar esse problema, invista na capacitação profissional de seus colaboradores. Crie um plano de carreira para reconhecer melhor seu trabalho e manter os melhores talentos na equipe.

5. Aposte na utilização de gamification

A gamification (ou gamificação, na tradução literal) é uma técnica que busca utilizar a lógica de jogos para estimular e aumentar o engajamento das equipes no trabalho. Ela é uma das estratégias de motivação cada vez mais utilizadas nas empresas.

Para implementar essa metodologia, você pode criar desafios relacionados às metas do setor, estabelecer pontuações para o seu cumprimento e organizar todo o funcionamento da estratégia por meio de uma plataforma gamificada, que pode contar com diversas outras funcionalidades. Assim, os colaboradores acompanham seu próprio desempenho e se envolvem com as metas do setor de forma mais espontânea.

Implementando as estratégias de motivação apresentadas, você terá uma maior facilidade em manter os colaboradores na empresa, além de aumentar a produtividade do setor. É importante ter em mente que, para manter a equipe sempre motivada, o gestor de TI deve gerenciá-la de forma inteligente para conseguir aproveitar ao máximo o que cada colaborador tem a oferecer.

Quer saber como aproveitar ainda mais o potencial de sua equipe e gerenciá-la da melhor maneira? Então, conheça 4 habilidades de um gestor de TI de sucesso!

Sobre o Autor

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Apaixonada pelo poder de atração que a comunicação possui, constantemente ligada à redes sociais e web. Insaciável curiosidade para aprender e obter sempre novas ideias. Atualmente é Analista de Marketing da ProMove Soluções.