Data Driven Business: por que gestores precisam saber sobre isso!

ProMovePerformanceData Driven Business: por que gestores precisam saber sobre isso!
data-driven-business

O Data Driven Business é uma nova forma de analisar os negócios, principalmente no que diz respeito à inteligência corporativa. A metodologia prega o cruzamento de dados para uma análise preditiva mais eficaz. Muitas pessoas ainda não sabem do que se trata, mas também não tem ideia do que o Data Driven pode fazer pela gestão de um negócio.

Colher e tratar as informações da melhor maneira é uma das formas mais eficientes de se manter uma empresa organizada e mais estratégica. Quer saber o que é o Data Driven e quais seus maiores benefícios? Continue a leitura e se surpreenda!

O que é Data Driven Business?

O Data Driven diz respeito às tomadas de decisões baseadas em dados. A ideia é colher informações sobre diversas questões que rondam a gestão. Entre elas, podemos citar:

  • Quem é meu maior cliente em potencial?
  • Como abordar meu público da melhor maneira?
  • O que torna a concorrência tão ameaçadora?
  • Quem pode ser meus parceiros mais estratégicos?
  • Para quais clientes posso oferecer crédito?

Com as perguntas listadas, podemos deduzir que o Data Driven é uma metodologia que trata de dados de pessoas físicas ou jurídicas. Elas podem ser clientes, fornecedores, concorrentes e parceiros.

O objetivo é encontrar soluções que têm como base as informações cruzadas. Feita de forma correta, elas podem se transformar em grandes soluções para uma companhia.

Outra vantagem do Data Driven é que o método auxilia os gestores a diminuírem os erros nos seus planejamentos estratégicos. A tomada de decisões, com dados relevantes, se torna muito mais fácil.

A aplicação mais comum da metodologia é no marketing e na gestão de riscos, já que ele coleta dados dos clientes e ajuda na redução de fraude e inadimplência.

Quais as vantagens do Data Driven?

Uma gestão competente e eficaz só acontece quando o profissional tem as condições favoráveis à função. Por isso é preciso que a companhia ofereça as informações necessárias para que as tomadas de decisões sejam assertivas e que as estratégias sejam certeiras.

O Data Driven atua juntando os dados e informações e as apresentando de forma mais organizada, ajudando na sua interpretação e permitindo que as informações sejam acessadas de forma remota.

O serviço acontece por meio da contratação de consultoria. As empresas conseguem, então, reduzir o consumo da infraestrutura própria, acessar plataformas na nuvem e economizar com o gasto em contratações. É uma forma de revolucionar o negócio sem precisar adquirir grandes equipamentos de redes e servidores.

Outra vantagem do Data Driven é que ele permite analisar métricas como ROI (Return Of Investiment, ou, em português, Retorno sobre investimento). Isso auxilia no planejamento, já que todos os dados do Data Driven são mensuráveis. Já imaginou poder calcular de forma acertada os investimentos e quanto eles trouxeram de receita para a sua empresa?

Ao final disso, o gestor consegue identificar o que foi válido na estratégia e o que não alcançou os resultados esperados.

Para sobreviver no mercado, é muito importante que as empresas estejam antenadas com as tendências. É essencial garantir bons resultados e mensurar seus dados de forma correta. Um diagnóstico claro pode modificar os rumos de uma companhia, indicando novas soluções e o melhor caminho a percorrer.

Conseguiu entender por que o Data Driven Business não pode ficar de fora do seu negócio? As vantagens são inúmeras e podem melhorar sua gestão. Aproveite e compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais para informar mais pessoas!

Sobre o Autor

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Apaixonada pelo poder de atração que a comunicação possui, constantemente ligada à redes sociais e web. Insaciável curiosidade para aprender e obter sempre novas ideias. Atualmente é Analista de Marketing da ProMove Soluções.