Empresas do futuro: 5 principais tendências para 2019

ProMovePerformanceEmpresas do futuro: 5 principais tendências para 2019

Se existe um fato consolidado nos últimos anos é que a TI se tornou fundamental para o sucesso de empresas do futuro. Decisões estratégicas, aplicação de tecnologias, otimização de produtividade… tudo que torna um negócio bem-sucedido atualmente passa pelo setor.

Mas com essa oportunidade surgem responsabilidades: como se preparar para guiar a empresa para o rumo certo? Para ajudar você a responder essa pergunta, listamos 5 tendências para 2019 que todo gestor tecnológico tem que ficar de olho. Confira!

1. Aplicação de metodologias ágeis

As metodologias ágeis já estão sendo implementadas há algum tempo com o sucesso do desenvolvimento de softwares, mas é hora dessa tendência dar o próximo salto: fazer parte integral da produtividade e da qualidade de entrega de empresas em todos os setores.

A aplicação de Scrum, Kanbam, principalmente DevOps na rotina da TI será estendida para todo o gerenciamento de projetos e iteração constante de produto dentro do negócio.

Essa é uma busca por otimização e agilidade, para se adaptar a um mercado cada vez mais acelerado em novas demandas. Por isso, quem implementar uma metodologia ágil em 2019 vai sair na frente.

2. Blockchain

Se 2017 foi o ano da explosão das bitcoins, e 2018 sua queda, 2019 promete ser o ano da consolidação do blockchain — a tecnologia que permitiu as moedas virtuais, mas que pode ir muito além disso.

Isso porque agora que toda a euforia ficou de lado, profissionais de TI podem analisar e implementar a blockchain pelo seu verdadeiro potencial: um modelo decentralizado e seguro de validar e modificar dados.

O uso corporativo da tecnologia tem tudo para facilitar o trabalho, principalmente em empresas com trabalho remoto ou várias sedes.

3. Divisão da nuvem

A nuvem já não é mais novidade para ninguém, mas o que realmente promete renovar e impulsionar a tecnologia nesse ano é o fim das soluções completas de cloud computing. Empresas investem cada vez mais na divisão da nuvem por meio de microsserviços e nichos.

Isso permite o acesso a ferramentas mais especializadas, que customizam mais a automação e a produtividade dentro do escritório. Mas isso não pulveriza muito a sua gestão tecnológica? É aí que as metodologias ágeis bem estruturadas e os sistemas de gestão entram para dar lógica e organização a ativos de origens diferentes.

4. Produtividade horizontal

O blockchain, a nuvem e as metodologias ágeis são exemplos de formas de pensar na produtividade que está transformando o modelo vertical tradicional, no qual pequenos grupos agem em um núcleo com um líder, parte de um outro núcleo com um líder e assim por diante.

Essa hierarquização não é mais necessária quando a colaboração é plena e em tempo real. Com apoio da TI, é possível gerenciar grandes fluxos produtivos de forma mais horizontal, quando todos sabem seu papel nessa cadeia e podem visualizar o impacto do seu trabalho em toda a linha.

5. Inteligência artificial

Entra ano, sai ano e a inteligência artificial se torna bastante madura para sua utilização em ambientes corporativos. O machine learning já tem sido utilizado para análise de dados e business intelligence, e agora é hora de colocar esse conhecimento em prática.

Para 2019, as ferramentas de IA serão introduzidas ainda mais no gerenciamento de sistemas e produtividade, identificando mudanças necessárias em processos, otimizando gastos e até incrementando a segurança.

Para um analista de TI, pensar no que a inteligência artificial proporcionará em seguida é um caminho certo para o sucesso.

Portanto, essa é uma corrida pela transformação digital no mercado. As empresas do futuro agem hoje pensando no impacto dessas tecnologias daqui um, dois, dez anos. Você não acha que é hora de assumir esse papel?

Gostou deste artigo sobre as empresas do futuro? Então, assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos relevantes diretamente na sua caixa de entrada!

Sobre o Autor

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Apaixonada pelo poder de atração que a comunicação possui, constantemente ligada à redes sociais e web. Insaciável curiosidade para aprender e obter sempre novas ideias. Atualmente é Analista de Marketing da ProMove Soluções.