Eventos ágeis: 3 atrações regionais, nacionais e internacionais

ProMoveAgilidadeEventos ágeis: 3 atrações regionais, nacionais e internacionais

As empresas estão valorizando cada vez mais a criação de uma cultura ágil no ambiente organizacional. Nesse cenário, é interessante aproveitar os benefícios dos eventos sobre agile, já que são uma ótima maneira de entender melhor as metodologias ágeis e trocar ideias e experiências sobre o assunto com outros profissionais.

Há diversas opções de eventos sobre agile, tanto locais, como nacionais e internacionais. Portanto, é importante que as empresas incentivem seus profissionais a conhecerem melhor cada um deles e marcarem presença sempre que possível.

Quer saber qual é a importância de comparecer a eventos sobre agile e quais são os principais? Acompanhe a leitura!

Para quem são voltados os eventos sobre agile?

Os eventos sobre agile trazem valor para todos os profissionais que têm contato com as metodologias ágeis em seu dia a dia no trabalho. Isso inclui desde os desenvolvedores até aqueles que ocupam papéis de liderança dentro das metodologias, como o Scrum Master — no caso da metodologia Scrum, por exemplo.

Qual a missão da organização de eventos voltados para o tema Agile?

Muitas empresas, como a ProMove, reconhecem a importância da contribuição social em patrocinar eventos sobre agile. Isso porque, ao valorizar os eventos que ocorrem no Brasil, há um favorecimento da indústria do país. Além disso, esses eventos favorecem o networking — tanto da parte empresarial quanto individual.

Ao organizar e participar de eventos como esses, as empresas especializadas em metodologias ágeis podem mostrar o trabalho que desenvolvem e, ao mesmo tempo, proporcionar à comunidade uma boa oportunidade de trocar ideias sobre o assunto.

Dessa forma, há uma democratização do conhecimento, já que não se limita ao exterior a variedade de congressos de qualidade. Assim, é possível ir a eventos pequenos e conseguir o mesmo conhecimento que é oferecido nos grandes congressos internacionais.

As palestras técnicas dos eventos brasileiros não deixam a desejar e, muitas vezes, estamos até mesmo mais avançados em alguns assuntos do que em eventos de outros países.

Quais as vantagens de participar de eventos de Agile?

A participação em eventos sobre agile traz benefícios tanto para os profissionais como para as empresas envolvidas, o que faz com que muitos deles compareçam a diversos eventos em um mesmo ano. Entre as principais vantagens podemos destacar:

  • a possibilidade manter-se atualizado sobre novas tecnologias e tendências de mercado na área;
  • o aprofundamento do conhecimento nos princípios das metodologias ágeis mais utilizadas nas empresas;
  • o contato com alguns dos maiores especialistas em metodologias ágeis, com vasta e experiência e muito conhecimento técnico;
  • a oportunidade de fazer networking, já que esses eventos promovem o compartilhamento de ideias e conhecimento, além da conexão entre pessoas e empresas.

Como aplicar os conhecimentos adquiridos nesses congressos?

Existem muitas trilhas diferentes em qualquer um dos congressos, com muitos exemplos e troca de ideias. Isso facilita a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, já que os participantes podem escolher palestras sobre os assuntos que mais têm a ver com o dia a dia da empresa em que trabalham.

O importante é sempre tirar dúvidas durante os eventos e aproveitar as oportunidades de networking, tanto no momento das palestras quanto no coffee break. O mais legal nesses eventos é que as pessoas discutem não apenas o que deu certo, mas também o que deu errado em relação às metodologias, o que torna as discussões bem próximas da realidade das empresas.

Além disso, é possível conhecer parceiros e fornecedores especializados, que podem ajudar a aplicar as metodologias na prática.

Quais são os principais eventos sobre agile?

Existem diversos eventos sobre agile no Brasil e no mundo todos os anos. Os profissionais que têm mais recursos no momento podem optar pelos grandes eventos internacionais, mas aqueles que contam com menos recursos disponíveis também têm ótimas opções de eventos regionais. Confira, a seguir, alguns dos mais relevantes!

1. Agile Trends

O Agile Trends ocorre anualmente na cidade de São Paulo e é uma das maiores conferências ágeis do Brasil. Existem também os Agile Trends Pockets, que são edições menores do evento, em diversas cidades do Brasil. Ao todo, o evento conta com a participação de cerca de 2000 pessoas todos os anos.

Um dos diferenciais do Agile Trends são as Trend Talks, um formato de palestra inovador e moderno que facilita a interação entre os participantes e torna o evento ainda mais produtivo. Nesse formato, as palestras são divididas em três seções de 25 minutos cada uma.

As duas primeiras seções são destinadas a apresentar o tema proposto de forma dinâmica e objetiva, já a última seção é uma rodada de discussões, na qual os participantes podem tirar dúvidas com os especialistas e se aprofundarem melhor nas ideias apresentadas durante a palestra.

2. Regional SCRUM Gathering

O Regional Scrum Gathering é um evento sobre o método scrum que ocorre todos os anos na cidade do Rio de Janeiro e já foi patrocinado pela Promove Soluções. Ele foca em assuntos como participação, liderança e comunicação. Assim como no Agile Trends, o evento também conta com os Open Spaces além das palestras tradicionais, o que o torna ainda mais interessante.

Existem também os Global Scrum Gatherings, uma versão internacional do evento promovida pela Scrum Alliance em diversos países.

3. DevOpsDays

O DevOpsDay é um evento que ocorre todos os anos, em diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil. Ele normalmente é composto por palestras previamente preparadas por diversos especialistas na metodologia DevOps e também pelos Open Spaces.

Nos Open Spaces, os próprios participantes têm a oportunidade de organizar as discussões e falar sobre qualquer assunto de seu interesse, o que torna o encontro ainda mais produtivo.

Diversos assuntos são abordados nas palestras, que abrangem tópicos como o desenvolvimento de software, testes, segurança, automação, operações em infraestrutura de TI e cultura organizacional. Os eventos são promovidos com a ajuda de voluntários e patrocinadores locais, que os organizam em suas cidades com a ajuda de um time global responsável por orientá-los.

Em 2018, por exemplo, a ProMove patrocinou o DevOpsDay que ocorreu no Rio de Janeiro no mês de novembro. Ele foi o primeiro DevOpsDays organizado por mulheres e teve muitos diferenciais, como oficinas infantis, além de eventos educativos e de robótica que trabalharam com tecnologia e matemática.

Foi um evento bem eclético, com palestras que abordaram desde assuntos da área de humanas até os mais técnicos, como colaboração e comunicação. A agilidade é multidisciplinar, e essa edição do DevOpsDays foi especial pela organização das mulheres, a inclusão da família e a diversidade de temas das palestras — que não focaram só na parte técnica como acontecem em outros eventos do tipo.

4. Eventos Meetup

O Agile Beer é um evento Meetup organizado pelos próprios membros da comunidade agile e empresas patrocinadoras, que conta com palestras sobre variados temas e ocorre em várias cidades, como Rio de Janeiro, Campinas e São Paulo.

Nos eventos, após as palestras que duram cerca de 30 minutos, são realizadas conversas entre os grupos sobre os temas abordados e há bastante tempo reservado para o networking. Além disso, é uma ocasião mais informal e descontraída, mas sem perder a produtividade.

Como você pôde ver, existem diversos eventos sobre agile, vale a pena conhecê-los e buscar participar sempre que possível. Além disso, é importante ressaltar que eles não se limitam somente aos que citamos aqui. Mesmo que sejam pequenos ou menos conhecidos, todo evento agile é uma ótima oportunidade de trocar ideias e obter novos conhecimentos.

Os eventos organizados pelas empresas também são muito bem-vindos e estão se tornando cada vez mais comuns. Convidar alguém da própria equipe — ou de outras organizações — que queira mostrar sua experiência ágil também tem retornos muito positivos e muitas vezes traz os mesmos resultados que a ida a um congresso. O importante é trocar conhecimento e enxergar outras culturas e adaptações.

Você se interessa pelos benefícios da aplicação dos métodos ágeis? Então, baixe já o nosso guia sobre como implementar a metodologia ágil na sua empresa!

Sobre o Autor

Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), Pós-graduada em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas pela PUC-RJ (1999). Graduada em Informática pela Universidade Federal Fluminense (1996). Possui experiência na coordenação de projetos, gerência de métricas, gerência e implantação de fábricas de software e de um Project Management Office (PMO). É consultora na implantação de processos aderentes a ISO 9001, Métodos Ágeis e aos modelos de qualidade CMMI e MPS. Atuou na concepção e desenvolvimento de um framework na linguagem Java. Apresentou dois painéis na RioInfo sobre a TI diante da crise global (2009) e fábricas de software (2007). Recentemente foi convidada como palestrante do ScrumGathering Rio 2015. É certificada PMP e CSM. É implementadora credenciada e avaliadora líder do modelo MPS para Software e Serviços. É Avaliadora Líder do CERTICS.
Optimized with PageSpeed Ninja