Como a Radix Obteve o Nível 5 do CMMI com Apoio da ProMove

A Radix estabeleceu como meta obter o nível 5 do CMMI após uma evolução contínua da maturidade dos processos. A ProMove ajudou a Radix a alcançar o mais alto nível de maturidade apoiando na implementação de melhorias inovadoras. Veja neste case como a Radix conseguiu alcançar o Nível 5 do CMMI obtendo resultados expressivos de melhora no faturamento, qualidade e produtividade.

RADIX

Segmento: Fábrica de Software

Porte: Médio

Objetivo: melhorias de processos com CMMI Nível 5

SOBRE A EMPRESA

A Radix é uma empresa de engenharia e tecnologia focada em inteligência operacional, melhoria de processos, planejamento e gestão de produção, a Radix desenvolve projetos inovadores para empresas de óleo e gás, siderurgia, mineração, entretenimento, defesa, educação e cultura, transportes, entre outras.

Radix pretende ser reconhecida como a principal empresa de soluções de software e engenharia no Brasil e no mercado de negócios internacionais.

O objetivo da Radix é combinar os conhecimentos de engenharia e operacionais (OT) com tecnologia da informação (TI).

A Radix tem uma extensa lista de clientes em mais de 10 setores industriais e fornece serviços e soluções nestas 3 grandes áreas de especialização: 

  • Engenharia.
  • Automação e Industrial.
  • Desenvolvimento de software.

NECESSIDADE

Desde sua fundação, em 2010, Radix desenvolve projetos desafiadores e complexos.

Em 2012, a Radix dobrou de tamanho e viu a necessidade de organizar o processo de desenvolvimento de software. No final daquele ano, Radix foi avaliada no nível de maturidade 3 do CMMI-DEV.

Em 2015, em vez de ser avaliada, mais uma vez, no nível 3, a Radix compreendeu que era tempo de evoluir sua maturidade de desenvolvimento e decidiu ser avaliada no nível 5, com os seguintes objetivos:

  • Aumentar o controle de custos e cronograma de projetos.
  • Ser mais assertivo na estimativa de vendas.
  • Melhorar a qualidade do produto final.
  • Ser mais competitivo.
  • Aumentar a satisfação do cliente e compromissos de longo prazo.

SOLUÇÃO

A ProMove ajudou a Radix a otimizar os processos eliminando gargalos e perdas

Inicialmente, os processos da Radix não estavam preparados totalmente para o nível 5 do CMMI. Os dados gerados pelos processos não permitiam uma análise adequada do comportamento dos processos em termos de produtividade e qualidade. Por exemplo, havia dificuldade em identificar a origem de defeitos nos produtos.

Após a aplicação iterativa de técnicas estatísticas de análise de dados como gráficos de controle e Monte Carlo, foi possível reduzir a quantidade de atividades e artefatos gerados pelos processos, bem como padronizar a execução de atividades e produção de artefatos.

Os processos melhorados foram adotados em novos projetos que apresentaram um desempenho melhor estatisticamente significativo quando comparado com dados de projetos passados.

RESULTADOS

A Radix obteve resultados expressivos com o alcance do Nível 5 do CMMI como aumento de mais de 100% do faturamento anual, redução de 50% dos defeitos encontrados pelo cliente e aumento de mais de 20% da produtividade.

As figuras abaixo apresentam os resultados obtidos com a implementação do Nível 5 do CMMI na Radix.

Figura 1. Resultado de aumento do faturamento com a adoção do CMMI.

 

 

Figura 2. Resultado de redução de defeitos com o CMMI.

Figura 3. Resultado de aumento de produtividade com o CMMI.

 

 

Segundo o sócio-gerente da Radix, Paulo Armando Carneiro do Rego, “os profissionais da ProMove são altamente capacitados em processos e qualidade, com ótimos conhecimentos em termos de metodologias (tanto antigas, quanto novas) e desenvolvimento de sistemas. A capacitação técnica singular da equipe da ProMove é um ponto-chave para a indicação dos serviços. Desde o início da Radix, a ProMove apoia a contínua otimização e automação de processos ajudando a reduzir custos e prazos dos projetos, além de aumentar a produtividade das equipes e a qualidade dos produtos entregues ao cliente.”