Quais as vantagens e como implantar DevOps na empresa?

ProMoveDevOpsQuais as vantagens e como implantar DevOps na empresa?

A maioria das empresas que trabalham com processos tecnológicos e gerenciamento de TI nos últimos anos vem pesquisando como implantar DevOps. Você sabe por que essa tendência se tornou uma realidade?

A união de desenvolvimento e operação em projetos estruturados e simplificados pode transformar a relação entre a sua equipe e seus objetivos. Neste post, veja por que o DevOps se tornou a solução perfeita para esse tipo de cenário. Acompanhe!

Quais são os benefícios do DevOps?

Se você está atualizado com as práticas e soluções mais promissoras no seu setor, com certeza  conhece e pesquisa sobre o DevOps. Então, decidimos juntar em um só lugar os principais benefícios desse conceito para lhe convencer de vez de que esse é um passo importante para a sua equipe e seus processos produtivos. Veja.

Automação e simplificação de processos

A primeira vantagem mais aparente do DevOps é sua capacidade de facilitar fluxos produtivos utilizando automação em tarefas repetitivas.

O resultado dessa preocupação é a retirada de tarefas manuais de baixo valor dos ombros da sua equipe para que eles possam atuar mais na parte estratégica do desenvolvimento e da operação, como criar estratégias que agilizem ainda mais o processo e tragam mais inovação ao produto final.

Além disso, a automação desse tipo de tarefa diminui o risco de erros na coleta e inserção de dados, que levem ao retrabalho e  ao comprometimento de prazos.

Visão multidisciplinar da TI

Após a implantação de DevOps, o desenvolvedor pensa como operação e como cliente. É uma visão mais completa e abrangente do trabalho de um profissional de tecnologia.

Portanto, existe uma aproximação desses papéis, que antes do DevOps eram separados. Hoje, todos pensam no bem comum e isso aproxima as disciplinas.

Por exemplo, se você tem a preocupação com segurança, você se preocupa com isso desde o início. O mesmo acontece com a implantação e a parte de suporte, ou seja, com a manutenção nesse sistema. Enfim, essa união de desenvolvimento com  operação e com o cliente é maior no DevOps.

Ganho de produtividade

Principalmente quando uma empresa tem vários setores ligados ao mesmo projeto, a distância e falta de comunicação entre eles sempre foi um dos grandes desafios da transformação digital.

Por meio da automação, o DevOps quebra barreiras e simplifica estruturas. A colaboração é mais fácil e rápida; há um gerenciamento integrado que acompanha todos os processos em diversos setores e esse fluxo se torna escalável independentemente do tamanho ou escopo de cada projeto.

Quais cuidados a empresa deve tomar?

Um erro muito comum de profissionais de TI que pensam em apostar no DevOps é partir logo para a execução da metodologia sem pensar muito no que ela implica.

Implantar DevOps é transformador, claro, mas o lado positivo dessa transformação só vem quando o responsável por ele segue alguns cuidados fundamentais. Confira.

Busque uma cultura DevOps

Sabe qual é o asset principal que você deve se preocupar para garantir um DevOps de sucesso? Isso mesmo, as pessoas.

Ferramentas, metodologias, estratégias, tudo isso pode ser resolvido com planejamento e pesquisa, mas só terão o impacto que você espera se a equipe estiver engajada o suficiente para abraçar a mudança.

Você precisa encontrar desenvolvedores com esse perfil ou formá-los dentro da empresa, uma vez que  a especialização ainda é rara no mercado. A cultura do DevOps deve ser cultivada em conjunto para uma sincronia necessária nesse tipo de fluxo agilizado.

Priorize a estrutura

O segundo principal desafio nessa implantação são as estruturas. Mudá-las é um desafio grande. Mas dá para facilitar esse processo e ainda engajar mais os profissionais envolvidos.

Blog Banner ProMove Online CoachingPowered by Rock Convert

Isso é possível com treinamentos para capacitar as pessoas no uso da nova estrutura, pois  agiliza o processo de ter um especialista em DevOps. Assim, disseminamos a cultura de DevOps de forma incremental.

Planeje tudo antes de começar

Tendo as pessoas e a estrutura certas, o DevOps é mais simples de implantar e seu resultado mais positivo na agilidade e qualidade do desenvolvimento da empresa no futuro.

Mas é sempre bom lembrar: faça tudo isso seguindo um planejamento anterior, sem deixar qualquer passo para trás. A sua organização desde já refletirá na organização do DevOps; sendo que essa é uma das palavras-chave para a eficiência da metodologia.

Busque ajuda especializada

Por mais que seja possível fazer tudo isso por conta própria, é só estudar cases de DevOps para perceber que uma ajuda especializada nessa implantação faz toda diferença para o resultado final.

Portanto, procure quem entende do assunto e quem dá atenção às especificidades de cada cliente, adaptando suas técnicas e ferramentas ao uso específico da sua equipe.

Como é o processo da ProMove Soluções para implantar DevOps?

Falando em ajuda especializada, vamos mostrar um pouco de como a ProMove lida com a implantação de DevOps para inspirar você a fazer o mesmo. Veja como o processo funciona.

Levantamento e planejamento

Muito desse processo depende do ponto em que a empresa está para receber esse tipo de transformação em seu desenvolvimento. Por isso, a primeira coisa que fazemos é um gap e, de acordo com os principais problemas da empresa, vamos atacando cada um deles.

Não necessariamente existe uma solução única para todos os casos. Cada empresa é diferente. Então, a primeira coisa que fazemos é analisar quais são os maiores gaps e quais serão os maiores benefícios de imediato.

Se uma empresa tem, por exemplo, uma ferramenta de integração contínua, começamos por aí. Se ela ainda nem faz gerência de configuração, vemos onde a empresa está, o quanto ela quer investir e o quanto espera de resultado.

Execução

A nossa ideia é atacar sempre os gaps prioritários dentro de cada empresa.  Se o maior problema é na gestão de dados, por exemplo, se o cliente tem muita mudança de dados e scripts, ele precisa automatizar isso.

Ou seja, não existe modelo ideal para a implantação de DevOps, embora haja uma estrutura universal por onde começar. A ideia é que a execução seja uma parceria contínua e próxima entre a ProMove e seus clientes.

Prazos

É bom lembrar que não tem um prazo fixo para a implantação de DevOps; tudo depende do ponto em que o cliente está e para onde ele quer ir.

O mais importante é ter em mente que, na maioria dos casos, o processo nunca termina. Uma fábrica de software, por exemplo, tem projetos novos o tempo todo. Portanto, está a todo o momento implantando o DevOps nos produtos novos.

Você pode chegar a um nível de patamar aceitável, mas, se uma pessoa sai ou um novo elemento é introduzido, o processo começa todo novamente.

O interessante é entender que planejamento e execução são prioridades para o sucesso dessa metodologia. A ideia é trabalhar em pilotos e começar com projetos pequenos, para entender a cultura e então expandir.

Seja como for o seu processo para implantar DevOps, o foco deve ser em eficiência, estrutura e uma cultura que perpetue dentro da empresa. Dá para fazer sozinho, mas a busca por ajuda especializada é o atalho perfeito para colher os frutos o mais rápido possível.

Então entre em contato conosco! Venha conhecer o trabalho da ProMove Soluções e conversar sobre como sua equipe, sua TI e sua empresa podem se beneficiar do DevOps.

Sobre o Autor

Consultor em Melhoria de Processos na ProMove. Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2000). Possui experiência em melhoria de processos, gerência de projetos e coordenação de equipes de consultoria. É consultor na implantação de processos aderentes aos modelos de qualidade CMMI e MPS. Atuou na concepção/desenvolvimento de um framework na linguagem .Net. É certificado ITIL v3 Foundation. É instrutor credenciado dos cursos de capacitação do modelo MPS. É implementador credenciado do modelo MPS para Software e MPS para Serviços. É avaliador líder experiente do modelo MPS para Software e Serviços. É avaliador líder do modelo CERTICS.
Optimized with PageSpeed Ninja