Conheça as principais certificações para empresas de TI

ProMoveCertificationConheça as principais certificações para empresas de TI

A importância das certificações para empresas de TI é indiscutível. Tais reconhecimentos dão às organizações um diferencial para que elas se destaquem da grande massa de empresas do segmento.

Neste artigo, apresentaremos 5 das principais certificações para empresas de TI. Quer entender mais? Então continue a leitura para conferir!

CMMI

O CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um modelo que oferece uma definição clara e objetiva do que uma organização deve fazer para promover e reforçar comportamentos que levem a um melhor desempenho. Foram elencados cinco “níveis de maturidade” ou três “níveis de capacidade”, com os quais o CMMI define os elementos mais importantes para criar produtos de qualidade ou fornecer bons serviços.

O CMMI auxilia, ainda, na identificação de metas de negócios mensuráveis, na construção de melhores produtos, na manutenção da satisfação dos clientes e na garantia de que o trabalho está sendo feito da melhor maneira possível.

MPS

O MPS.BR é uma certificação emitida pela Softex (Associação para Promoção de Excelência do Software Brasileiro), que tem como objetivo aprimorar o desenvolvimento de software e serviços nas empresas brasileiras de T.I.

Tal certificação pretende avaliar as empresas segundo as normas e os modelos reconhecidos internacionalmente, boas práticas de engenharia de software e as necessidades de negócio desse ramo da indústria de software nacional.

ISO 9001

A ISO 9001 é o título de uma norma da Organização Internacional de Normatização (ISO) que descreve os requisitos que uma organização deve manter em seu sistema de qualidade para receber a certificação. Existem vários documentos diferentes na família de normas ISO 9000, mas a ISO 9001 é o único padrão na série 9000 que requer certificação.

O padrão pode ajudar as empresas a atender aos requisitos de seus clientes para os produtos e serviços que comercializam enquanto cumprem as obrigações regulamentares. Normalmente, toda a organização buscará a certificação, mas o escopo do Sistema de Gestão de Qualdiade (SGQ) pode ser adaptado para melhorar o desempenho em uma instalação ou departamento específico.

O “Certificado ISO 9001” significa que uma organização atendeu aos requisitos do padrão. Ela define um Sistema de Gerenciamento de Qualidade (QMS) ISO 9000. A norma avalia se um Sistema de Gestão da Qualidade é adequado e eficaz, enquanto obriga a empresa a identificar e implementar melhorias.

A melhoria contínua garante aos clientes o benefício de receber produtos e serviços que atendam às suas necessidades e que a empresa forneça um desempenho consistente. Internamente, a organização lucrará com o aumento da satisfação com o trabalho, a melhoria da moral e a melhoria dos resultados operacionais (redução de refugos e aumento da eficiência).

ISO 20.000

A ISO 20000 é o padrão internacional que descreve as melhores práticas para gerenciamento de serviços de TI (ITSM). Ele ajuda as organizações a avaliar a eficiência com que distribuem serviços gerenciados, medem os níveis de serviço e avaliam seu desempenho. Está fortemente ligado ao Information Technology Infrastructure Library (ITIL), a abordagem mais comum para o gerenciamento de serviços de TI.

As organizações adotam a ISO 20000, principalmente, para identificar se seus serviços estão funcionando e como podem ser melhorados. A certificação também demonstra aos clientes atuais e potenciais que a organização está comprometida com uma alta qualidade de serviço, além de dar às organizações um acesso mais amplo ao setor público, já que muitas autoridades governamentais exigem que os provedores de serviços de TI demonstrem conformidade com o padrão.

ISO 27000

A ISO 27000 é um conjunto de normas que define melhores práticas de segurança para ajudar organizações a manterem seus ativos de informações seguros, como suas informações financeiras, detalhes de funcionários e propriedade intelectual.

As normas da ISO 27000 são aplicáveis a organizações de qualquer tamanho em qualquer setor. Novos padrões são desenvolvidos para acompanhar o desenvolvimento contínuo da tecnologia e as mudanças nos requisitos de segurança da informação.

Gostou deste texto sobre certificações para empresas de TI? Então, aproveite a visita em nosso blog e confira também as principais tendências em relação à segurança de TI!

Sobre o Autor

Consultor em Melhoria de Processos na ProMove. Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2000). Possui experiência em melhoria de processos, gerência de projetos e coordenação de equipes de consultoria. É consultor na implantação de processos aderentes aos modelos de qualidade CMMI e MPS. Atuou na concepção/desenvolvimento de um framework na linguagem .Net. É certificado ITIL v3 Foundation. É instrutor credenciado dos cursos de capacitação do modelo MPS. É implementador credenciado do modelo MPS para Software e MPS para Serviços. É avaliador líder experiente do modelo MPS para Software e Serviços. É avaliador líder do modelo CERTICS.