Metodologia Scrum: como começar a aplicar no Marketing da sua empresa

ProMoveBest practicesMetodologia Scrum: como começar a aplicar no Marketing da sua empresa

Quem atua profissionalmente com gerenciamento de projetos deve estar sempre antenado às novas metodologias. Elas são inúmeras e auxiliam o gestor a conseguir resultados rápidos e satisfatórios. Uma delas é a metodologia Scrum, técnica que otimiza a produção e oferece autonomia aos colaboradores.

A ideia é adotar práticas que cumpram os critérios, os prazos e o orçamento definido no pré-projeto. Isso evita insatisfação do usuário, aumento de custos e ruído na comunicação entre times.

Não acredita? Então continue a leitura!

A metodologia Scrum

A metodologia Scrum é um método ágil utilizado por gestores para controlar a evolução das etapas de trabalho. A ideia é auxiliar os gestores no acompanhamento dos prazos e na qualidade com que as atividades são entregues.

Na prática, a Scrum acontece por meio de etapas de atividades programadas, também chamadas de Sprints. Para colocá-la em desenvolvimento, é necessário planejar as tarefas, definir os times, estabelecer cronogramas e estipular datas de início de conclusão — tanto para cada tarefa quanto para a finalização do projeto.

O início do Scrum em vendas e marketing

Para começar a aplicar a metodologia Scrum em vendas e marketing, é preciso que você, gestor, defina alguns detalhes e estratégias, como:

  • o objetivo que quer atingir, ou seja, quanto quer vender ou quantas pessoas quer atingir;
  • o planejamento detalhado e dividido em atividades semanais. Você pode definir times de vendas e delegar tarefas específicas para cada um deles;
  • os ajustes e afinações dos projetos;
  • reuniões semanais de entrega de resultados e impressões. É o momento que os times podem apresentar seus números de vendas e suas experiências com as ações de marketing.

Parece pouco para tanta mudança? Mas é essa a lógica da metodologia Scrum: dividir um grande projeto em pequenos projetos. Assim, tudo fica mais fácil de ser acompanhado, as entregas são mais eficientes e as falhas podem ser consertadas de forma mais fácil.

As etapas do Scrum em Vendas e Marketing

Quer começar hoje mesmo? Então inicie com as três etapas da metodologia nos seus times de vendas e marketing. Não se esqueça de que, antes de tudo, os processos da sua empresa devem ser bem estruturados e fáceis de serem identificados. Sem funções bem definidas, não existe resultado.

1ª etapa: defina objetivo e estratégia

Para saber qual caminho seguir, é preciso que você saiba onde quer chegar. Tenha em mente que números quer atingir e monte um plano de negócios. Estipule uma receita que deve ser conquistada em determinado prazo e faça o possível para atingir o objetivo.

A metodologia Scrum ajudará você a implementar uma cultura nova de processos e também será essencial para mantê-la durante a execução das etapas.

2ª etapa: estabeleça os processos que serão adotados

Na segunda etapa de implementação da metodologia Scrum em marketing e vendas você deverá adotar, também, o modelo de Hunters e Closers. 

Essa é uma forma bastante eficiente de tornar todas as atividades dos colaboradores bem definidas e, ainda, acompanhar os indicadores individuais. Nada é feito ou avaliado por “achômetro”, e sim por meio de metodologias.

Feito isso, fica mais fácil colher os feedbacks e entender como agir em cada situação desafiadora, como quando um produto não é bem-aceito pelo seu público-alvo.

3ª etapa: implemente a metodologia Scrum

Agora que tudo está definido e estruturado, basta que você realize as dinâmicas de trabalho. Reúna sua equipe para a criação da persona para seu negócio. Criem um cliente ideal e tracem quais soluções você pode trazer para os problemas que ele tem. Caso haja falhas, todos devem ajustar juntos e de forma rápida.

Para colher os resultados, é importante você realizar planejamentos semanais, reuniões semanais e diárias e ter uma equipe multidisciplinar e enxuta. Você pode ter mais do que uma, caso seu quadro de funcionários seja grande.

Lembre de empoderar seus colaboradores, ou seja, fornecer-lhes autonomia para realizar ajustes e opinar a respeito de todas as etapas.

Neste artigo, vimos que a metodologia Scrum pode ser bastante eficiente para as equipes de marketing e vendas. Com ela, os resultados da sua empresa serão muto mais satisfatórios!

Gostou do texto? Então, não deixe de ler nosso post sobre as diferenças entre as metodologias ágil e tradicional!

Sobre o Autor

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Apaixonada pelo poder de atração que a comunicação possui, constantemente ligada à redes sociais e web. Insaciável curiosidade para aprender e obter sempre novas ideias. Atualmente é Analista de Marketing da ProMove Soluções.