O que são sprints? Agilizando as entregas de TI

ProMovePerformanceO que são sprints? Agilizando as entregas de TI

Uma metodologia ágil, que prevê eficiência e entrega contínua de valor. Assim é o Scrum, voltado para a eficiência de projetos. Porém, nesse cenário também é preciso saber o que são sprints.

Essa é uma prática que agiliza as entregas e permite alcançar o imediatismo. A partir dela, é possível trabalhar com rotinas específicas e flexíveis, que contribuem para chegar aos resultados. Essa estratégia, portanto, é mais sólida e robusta, e garante um produto mais funcional e com maior valor agregado.

Para entender melhor o que são os sprints, neste post veremos o que significam, o conceito de metodologia Scrum e quais benefícios podem ser conquistados.

Vamos lá?

O que é a metodologia Scrum?

É um método relacionado ao desenvolvimento de softwares e projetos, que toma como base a abordagem ágil. Esse conceito é estratégico, porque reduz o prazo de entrega do produto final e eleva a eficiência dos processos executados durante o desenvolvimento.

Isso ocorre porque é adotado um cronograma ágil, que conta com etapas bem delimitadas. Como consequência, a equipe alcança uma alta performance, que se traduz em menor ocorrência de atrasos e inconsistências.

O que são sprints?

Consiste em etapas do projeto que devem ser realizadas dentro da metodologia Scrum. Por isso, é uma das bases de desenvolvimento das atividades, que está estipulado a partir de um intervalo de tempo específico, que varia de 2 a 4 semanas.

O sprint é um elemento-chave da metodologia Scrum e dentro dele são aplicados outros eventos, que colaboram para alcançar a melhor solução para o produto final. Devido a essa característica, cada um deles deve conter orientações e requisitos básicos a serem implantados pelos desenvolvedores.

O processo também deve ser embasado na definição de para trazer rapidez às atividades executadas, aumentar a produtividade e o engajamento dos colaboradores. Para garantir esses propósitos, o sprint é contém 4 cerimônias:

Reunião de planejamento

Determina como o trabalho será desenvolvido. Deve responder o que e como será feito. A duração máxima dessa reunião é de 8 horas para um sprint de 1 mês. O Scrum Master ajuda para que todos compreendam sua função e finalidade.

Reuniões diárias

São rápidas, até 15 minutos, e consistem em discutir o que foi feito e se existe algum obstáculo. Devem ser realizadas sempre no mesmo horário e, em caso de empecilhos, o Scrum Master deve contribuir para a solução.

Revisão

As entregas são apresentadas ao supervisor do projeto, o Product Owner, que verificará a finalização das tarefas. Entre os assuntos discutidos estão: capacidades, orçamento e próxima versão do produto.

Retrospectiva

Ocorre no final do ciclo para a equipe discutir o que foi executado corretamente e o que pode ser aprimorado. É realizada antes da reunião de planejamento do próximo sprint e busca refletir sobre o andamento das atividades. Deve-se identificar e planejar melhorias para a próxima sprint.

Quais são os benefícios dos sprints?

As principais vantagens dessa divisão de tarefas são:

Redução de custos

Na abordagem ágil, gastos e prazos são previamente combinados. Há mais eficiência e a consequência é uma chance menor de custos desnecessários, com geração de valor e satisfação dos clientes.

Definição de prioridades

O sprint é um ciclo e cada um deles deve ter as atividades de maior valor agregado para o cliente. Essa determinação considera as principais necessidades do produto final para simplificar atividades complexas para antecipar a entrega de valor.

Aumento da qualidade do trabalho

A evolução do projeto pode ser acompanhada diariamente por gestores e clientes, que podem participar ativamente da criação do produto. Assim, a qualidade do trabalho é ampliada porque há uma validação constante dos entregáveis.

Em resumo, saber o que são sprints é essencial para executar o trabalho utilizando a metodologia ágil. É a partir desse conhecimento que você executará as etapas com qualidade e alcançará bons resultados.

Quer saber mais sobre a metodologia ágil? Então, continue a visita e conheça 5 erros que devem ser evitados ao implementá-la. Boa leitura!

Sobre o Autor

Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013-2015). Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Atua desde 2011 em projetos de consultoria em melhoria de processos de gestão e engenharia de software. É implementador certificado do modelo MPS para Software e Serviços e avaliador adjunto do MPS para Software.